Terapia Transpessoal: uma jornada além do ego
- Isabela Borges
- 18 de abr.
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.
Se você está buscando autoconhecimento, transformações significativas sobre a maneira que conduz sua vida ou liberar pesos do passado que ainda carrega consigo para conseguir avançar em seu caminho com mais leveza, saiba que a terapia transpessoal pode ser uma grande contribuição para você.

A palavra transpessoal significa "além da pessoa", ou seja, ela descreve o que é alcançado além do ego, da identidade cotidiana. Enquanto muitas terapias focam em questões emocionais e comportamentais, a abordagem transpessoal integra mente, corpo, espírito e consciência, explorando dimensões mais profundas da existência e acionando recursos maiores para soluções de questões identificadas com a perosnalidade.
Ela surgiu na década de 1960, com influências da psicologia humanista, da filosofia oriental, do xamanismo e aprofundou nos estudos de estados ampliados de consciência.
Principais conceitos da terapia transpessoal
Consciência expandida
A Terapia Transpessoal acredita que nossa mente não se limita ao consciente e inconsciente pessoal (como na psicanálise), mas também acessa o inconsciente transpessoal onde estão os arquétipos, as memórias ancestrais e experiências que transcendem o indivíduo.
Com sessões online em português, a Alquimia da Cura oferece um espaço seguro e acolhedor para que cada indivíduo possa mergulhar em sua própria jornada de autoconhecimento e cura.
Interação de corpo, mente e espírito
Diferente das outras abordagens, esta terapia não ignora o campo espiritual e permite a integração de muitas ferramentas não convencionais ao processo terapêutico como as meditações guiadas, as curas energéticas, as respirações conscientes, a fenomenologia, entre outros.
As crises como oportunidades de crescimento
Em momentos difíceis como os de perdas, depressão, ansiedade, podem ser considerados como um "chamado" para transformações profundas e necessárias. A doença (seja física, mental ou emocional) pode ser vista como um caminho de cura, uma seta que aponta para algo importante a ser visto que estava sendo ignorado. A terapia transpessoal pode ajudar a enxergar esses desafiios como passagens para um novo estado de consciência.
Conexão com o Sagrado
Independente de crenças religiosas, a terapia transpessoal compreende que somos consciência divina encarnada na matéria, somos corpo e alma. Temos um diferencial muito significativo entre todas as criaturas do planeta que é a percepção de nós mesmos. Pensamos e sabemos que pensamos. Sabemos que estamos na vida e que existe a morte. Vemos a vida na passagem do tempo, elaboramos passado, presente e futuro e isso nos dá dimensões maiores de experiências e caminhos para viver uma vida com propósito e sabedoria.
Como funciona na prática?
Cada terapeuta trabalha com técnicas específicas, então colocarei aqui as que utilizo ao longo do processo terapêutico.
Intervenção verbal
O diálogo é sempre muito importante para a percepção e tomada de consciência. O cliente, ao falar, também se escuta e o terapeuta apóia o processo observando as conexões entre os assuntos trazidos e os movimentos sutis que conduzem suas experiências de vida através da razão, emoção, sensação e intuição.
Imaginação ativa
São exercícios variados que permitem potencializar aspectos da consciência de vigília e atualizam um nível de consciência diferenciado, atemporal, intuitivo e expandido. É uma ferramenta poderosa para a mudança de consciência e a reorganização interna do cliente.
Movimentos sistêmicos
Quando questões familiares são percebidas como interferências nas escolhas pessoais, trabalhamos movimentos sistêmicos pontuais dentro das sessões que permitem novas compreensões, liberações e ressignificados permitindo novas escolhas com mais leveza e verdade.
Reiki Intergrado
Quando é percebido um grande desequilíbrio energético ou ocorre alguma situação que tira fortemente o cliente de seu centro, a aplicação de Reiki à distância pode ser a melhor opção para o momento. A sessão online então é substituída pelo Reiki em que a pessoa se deita e se prepara para o recebimento da cura. A aplicação dura em torno de 30 a 40 minutos e logo após, envio (por mensagem de whatsapp) um feedback de como foi a sessão com as percepções que o movimento do Reiki mostrou. Este feedback traz um grande diferencial no processo de cura por tornar mais consciente todo o movimento energético que ocorreu. E também peço que o cliente me envie o seu próprio feedback para compreendermos melhor o alcance da cura. Aliar o Reiki Integrado à terapia permite grandes saltos e também alívio em um momento agudo de crise.
Mapa Natal astrológico
O mapa natal pode ser consultado pontualmente para compreender melhor uma situação específica ou podemos também fazer o estudo completo durante o processo terapêutico. Como o próprio nome diz, trata-se de um mapa que mostra um caminho de como certos padrões se instauram no sistema da pessoa. Traumas, desafios e também talentos podem ser vistos, melhor compreendidos e trabalhados na terapia.
Tarot terapêutico
Outro recurso que podemos lançar mão é a leitura de tarot que nos auxilia a ampliar a consciência sobre o momento presente. Em momentos de dúvidas e escolhas, o tarot pode ser um ótimo recurso para compreendermos mais profundamente as questões envolvidas no tema central. Esta clareza abre mais possibilidades de sucesso e melhores escolhas.
Interpretação de sonhos
Os sonhos são diálogos simbólicos que nosso inconsciente tenta estabelecer com nosso estado de vigília. Nós temos a tendência de ver a vida fragmentada entre o período do dia que passamos acordados e o período da noite, que "apagamos" e voltamos no dia seguinte para começar tudo de novo. Quando entendemos que a vida é um modo contínuo e que os acontecimentos do dia podem ser resolvidos durante a noite e vice-versa, entramos num mundo novo de percepções e avanços muito significativos de nossos problemas. Os sonhos querem nos mostrar coisas importantes e quando conseguimos entender suas mensagens, a vida pode desenrolar por caminhos surpreendentes!
Para quem a terapia transpessoal é indicada
Para quem busca autoconhecimento profundo.
Pessoas em fase de transição em suas vidas (luto, mudança de carreira, questões de relacionamentos afetivos, relações familiares difíceis, crises existenciais).
Quem deseja integrar melhor suas experiências de vida com quem se é de verdade, vivenciando suas potencialidades, resolvendo suas questões internas e descobrindo uma maneira mais plena e satisfatória de viver!
Conclusão
A terapia transpessoal não substitui tratamentos médicos e não é o único caminho de autoconhecimento e transformação pessoal, mas é uma ferramenta importate na jornada de quem possui a inquietação interior que a vida pode ser muito maior do que as experiências cotidianas que muitas vezes são acionadas por um "piloto automático" e desprovidas de um significado que faça sentido com o que habita em nossa essência.


Comentários